Voluntariado: Hospital Sabará tem vagas presenciais e remotas

imagem de mãos de adulto em concha com mãos de criança dentro e um coração sendo segurado por elas
(reprodução site Instituto PENSI)

Quem tem máquina de costura e também tempo e vontade, pode ser um voluntário remoto, costurando as ‘sonequinhas’, bonequinhas de formato simples, que encantam as crianças

O Hospital Infantil Sabará, localizado em Higienópolis, está com vagas abertas para seu programa de voluntáriado. Como em todo trabalho voluntário, o comprometimento é fundamental. A seleção pede aos candidatos que possam dispor de três horas semanais mínimas, podendo atuar no próprio hospital, como também de forma remota.

São 50 vagas, destinadas a pessoas adultas. O trabalho presencial será desenvolvido no Pronto-Socorro e em Unidades de Internação. Já aqueles que optarem pelo ‘home office’, serão de grande ajuda também, produzindo brinquedos para as crianças. Para estas vagas é recomendável que a pessoa tenha uma máquina de costura em casa!

Os participantes selecionados passarão por treinamento téorico e prático ao longo de outubro pelos coordenadores do Programa, que já capacitaram mais de 1.000 voluntários e contam com toda a expertise da Pediatria. As inscrições devem ser feitas no site do Instituto PENSI até o dia 30 de setembro (link). 

Requisitos para se voluntariar
Ter entre 18 e 60 anos.
Ter disponibilidade mínima de 3 horas semanais.
Estar com a imunização em dia, de acordo com o calendário nacional de vacinação.
Ter um bom domínio do idioma português.
Ter maturidade para atender às demandas da ambiência hospitalar.
Gostar de crianças e se dispor a brincar, contar histórias, fazer dobraduras, cantar, reconfortar, acolher e ouvir.
Ser comprometido, responsável e assíduo.

Depois de preencher o formulário, os candidatos devem aguardar o contato da organização que irá agendar uma entrevista, em que os pontos fundamentais de compromisso e afinidade com programa serão repassados. Depois da entrevista, os candidatos vão participar de um programa de formação teórica e prática do voluntariado.

O Programa de Formação é uma etapa obrigatória, com duração total de 15 horas. Neste programa, além da capacitação no trabalho direto com as crianças, ou orientações sobre a confecção de brinquedos, serão repassadas as regras e normas de conduta, o regimento interno e os procedimentos propostos pelo Programa de Voluntariado no Hospital Sabará, que devem ser seguidos à risca.