A “Liberdade aberta” começa a valer neste domingo, e o bloqueio será em quatro vias do bairro que tem movimento bastante intenso de pedestres todos os dias, em especial no fim de semana
O bairro da Liberdade começa a partir deste domingo, dia 01 de outubro, a fazer parte do programa de ruas abertas da prefeitura de São Paulo. Para quem gosta de ir à região nos fins de semana, a informação é boa, já que em alguns locais, carros e pedestres disputavam os mesmos metros… A restrição aos automóveis acontece nos mesmos moldes do que estamos acostumados na Avenida Paulista. Assim como na Paulista, também, a melhor forma de chegar ao bairro é o transporte público, em especial o metrô. Também existem pontos para se estacionar bicicletas, além de estações de bikes compartilhadas.
Serão quatro vias sem carros: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade). A ideia de se incluir a Liberdade no programa já é antiga e começou a ser debatida de forma mais objetiva no mês de abril deste ano. Participaram do grupo de trabalho representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), CET, Subprefeitura da Sé, Adesampa, Secretaria Municipal de Esportes e do comitê Todos Pelo Centro.
Foram realizadas ainda consultas publicas online, nos meses de junho e julho, com retorno de cerca de 4200 sugestões. Também aconteceram duas audiências públicas, nos dias 26 de julho e 30 de agosto. Segundo a prefeitura, a avaliação média de insatisfação em relação à situação atual dos locais contemplados pelo projeto é de cerca de 90% dos frequentadores. Por outro lado, o projeto de abertura das ruas a pedestres aos domingos e feriados tem aprovação em percentual particamente igual, em torno de 88%.
Implantação do Programa Ruas Abertas Liberdade Domingos e feriados, 9h ás 20h Local: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).