CEO da rede de lavanderias self-service Lavô explica a importânvia da lavagem das roupas que acabaram de sair da loja (e, claro, dos brechós, desapegos, etc).
Podemos pensar em dois grandes estilos de consumidores, no que diz respeito aos hábitos de uso das roupas pós-compra. Existem aquelas que sempre lavam as roupas novas antes de guardar ou usar, logo depois de ter certeza de que não será preciso trocá-las. Outras, adoram vestir a roupa da forma como ela saiu da loja, conservando ‘o cheirinho’ e o ‘toque’ de nova, especialmente camisetas, calças, saias e vestidos. Segundo Angelo Donaton, CEO da Lavô, existe uma razão de saúde em lavar tudo antes do uso.
Pensando apenas em roupas novas, saídas de uma loja, o motivo para este cuidado é que as peças podem desencadear algumas reações alérgicas. Isso acontece devido à forma de armazenamento ou mesmo os materiais eventualmente com corantes que tenham sido usados para confeccioná-las. O empresário, especialista no assunto, explica que por segurança e higiene lavar as roupas ao comprá-las é fundamental.
Quando a peça não saiu da prateleira diretamente para sua casa, Angelo Donaton acrescenta ainda mais um motivo para se lavar antes de usar: “Uma das principais formas de disseminação de bactérias é pela pele. Ao comprar uma roupa, não necessariamente você será a primeira pessoa a experimentar a peça. Isso quer dizer que, se alguém com algum tipo de infecção experimentou antes de você, os riscos de pegar esse vírus caso a peça não seja lavada antes que você use é muito grande”, explica.
Além da lavagem correta, assim como para todas as roupas, novas ou usadas, secar também é um passo importante do processo. Especialmente no caso das novas, sempre que o tecido permitir, o uso das secadoras pode ser um bom aliado: “As secadoras de roupas podem atingir temperaturas por volta de 65°C, o que pode eliminar a maioria dos germes”, recomenda o CEO. É importante checar antes de iniciar a limpeza de qualquer peça, as recomendações do fabricante. Sobre elas, leia em Dicas: os símbolos nas etiquetas de roupas
Para saber mais sobre a Lavô, acesse o site (neste link). Veja tambem outras matérias sobre as lavanderias em nossa região, neste link, lembrando que em Moema e Região, temos ainda muitas lavanderias à moda antiga. Veja qual se adequa mais a seu estilo!