Shopping Santa Cruz inaugura sala sensorial para público com TEA

espaço sensorial do shopping santa cruz, com tapete de eva, cabaninha e desenhos nas paredes
Espaço sensorial de acalmamento para o público com TEA, inaugurado no Shopping Santa Cruz.

Espaço criado para receber pessoas com autismo que precisem um momento de calma será permanente no shopping, que também realiza uma campanha de sensibilização sobre o Transtorno do Espectro Autista neste mês de abril.

Os meses de conscientização são importantes para levantar bandeiras e ampliar o conhecimento do publico em geral para questões importantes, normalmente voltadas à saúde. No entanto, é preciso agir ao longo de todo o ano e se conscientizar que as questões existem sempre. O Shopping Santa Cruz deu um exemplo neste sentido e inaugurou um espaço sensorial exclusivo dedicado ao público com hipersensibilidade, em especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A sala fica no Piso Metrô, ao lado das Casas Bahia. Trata-se de um espaço de regulação, exclusivo para este publico, que eventualmente, precisem de uma pausa da confusão, multidão ou barulho. O objetivo é proporcionar um ambiente mais calmo e tranquilo para utilizarem, em caso de momentos de desconforto. O espaço sensorial para pessoas com TEA fica aberto no horário de funcionamento do shopping, tem acesso gratuito e estará disponível de forma permanente.

Abril Azul

O mês de abril é um dos meses temáticos e recebe a cor azul, para a Conscientização sobre o Autismo. É um período oficial no Brasil e diversas ações são realizadas, inclusive pelo Santa Cruz, em paralelo à inauguração do espaço sensorial. A ALLOS, administradora do shopping, desenvolveu uma cartilha para apoiar o combate a estereótipos e promover uma reflexão consciente sobre as diferenças. O material é chamado de “Inclusão: palavra que toca o coração”.

A cartilha apresenta os personagens Theo e Jade, inspirados em crianças com TEA, em uma história passada em um shopping, evidenciando o quanto o acolhimento é essencial na busca pela igualdade. O material está disponível no SAC, que fica no Piso Térreo. No mesmo local, é possível retirar por empréstimo, abafadores de ruído, kit sensoriais e cordões de identificação para pessoas com deficiências ocultas, TEA e neurodivergentes, para uso durante o passeio no shopping.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças no mundo possui TEA. O número de pessoas mais velhas que recebem este diagnóstico também vem crescendo constantemente. O motivo não é outro a não ser a maior precisão nos diagnósticos e o maior conhecimento dos vários transtornos incluídos neste grupo chamado de TEA. Todos eles merecem respeito e reconhecimento por suas qualidades e aptidões.

Shopping Eldorado também tem ações de conscientização

Mais distante de nossa região, em Pinheiros, o Shopping Eldorado, que é também administrado pela ALLOS, aderiu à campanha de conscientização. A cartilha será distribuída gratuitamente nos balcões de informação. Para empréstimo dos fones abafadores, brinquedos pop-it e cordões de identificação, o cliente deve ir ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), que fica na Alameda Jardins, 2º SS.

O evento sobre Hogwarts, em cartaz no Eldorado terá sessões especiais, com adaptação sensorial, para o público com TEA, fã de Harry Potter. O ingresso é gratuito, disponível no App Eldorado Prime. As sessões acontecem nesta sexta, dia 12, às 9h e 10h, na próxima sexta, 19 de Abril, às 9h e 10h e no domingo, dia 28, ao meio-dia.

Em ambos os shoppings foram criadas, de forma permanente, vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com TEA e seus acompanhantes, com a sinalização do quebra-cabeças.

É possível baixar a cartilha “Inclusão: palavra que toca o coração”, no formato PDF neste link.

desenho de cinco criaças pulando, em um semicirculo, todas seguram um catavento pintado como quebra-cabeças, uma delas está em uma cadeira de rodas.
Imagem de uma das páginas internas da publicação sobre TEA.


 

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*