IL Barista Cafés Especiais promove degustação no domingo

imagem de três coadores de papel filtrando cafés em um suporte, lado a lado.

Gelma Franco, especialista em cafés e fundadora da rede de cafeterias, fará evento gratuito em comemoração ao Dia Mundial do Café apresentando cafés que estão entre os melhores do mundo

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Além do ‘cafezinho’ mais tradicional, ele está em receitas variadas, que vão de doces a salgados, passando por diversos tipos de bebidas. O Dia Mundial do Café, celebrado neste domingo, dia 14, será, para os paulistanos especialmente, uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o café puro – sua varidade de grãos e de sabores – em uma degustação de cafés raros, promovida por Gelma Franco, especialista e fundadora da rede IL Barista Cafés Especiais.

O evento gratuito acontece na unidade Il Barista Casa, que fica aqui na Vila Nova Conceição. É preciso fazer uma inscrição antecipada, exclusivamente por mensagem direta no perfil do Instagram da rede. A própria Gelma Franco estará, pessoalmente, recebendo e apresentando aos convidados 12 cafés raros, finalistas do último Cup Of Excellence. O “COE” é o principal concurso de qualidade de café do mundo, organizado pela Alliance for Coffee Excellence (ACE), sediada nos Estados Unidos.

Diversos países tem suas edições nacionais do COE, seguindo as regras rígidas de seleção e avaliação dos grãos direcionadas pela ACE. No Brasil, a primeira edição do concurso aconteceu em 2016 e desde 2020 é realizado pela BSCA (Brazil Specialty Coffee Association), hoje com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O concurso é aberto a todo produtor brasileiro de café arábica e recebe em torno de 300 amostras por edição.

A anfitriã da degustação deste domingo poderá comentar mais sobre a competição e seus critérios de seleção, além de elencar as características que levaram os 12 cafés apresentados na ocasião a serem finalistas da última edição. Entre os cafés apresentados estará campeão. Será um presente para conhecedores e também para quem ainda não teve a oportunidade de experimentar cafés tão especiais. A iniciativa desse encontro tem apoio da BSCA.

Degustação de Cafés do Cup Of Excellence (COF)
Domingo, 14 de abril, das 10h às 13h
IL Barista Casa
Rua do Consórcio, 191 – Vila Nova Conceição
Convites gratuitos, limitados por horário e lotação do local.
Reservas por Mensagem pelo Instagram @ilbaristacafes
Mais  informações: (11) 2538.1155 O evento é gratuito, mas é necessário confirmar presença através do DM do Instagrampara garantir o convite

Para conhecer mais sobre o concurso, acesse cupofexcellence.org.