Abril Marrom: mês de conscientização sobre a cegueira

imagem de uma pessoa cega andando em uma alameda de um parque com auxílio de uma bengala, no caso branca com vermelho.
Imagem Mart Production/Pexels

Na manhã de domingo, dia 14, a Fundação Dorina Nowill para Cegos vai realizar uma ação aberta ao publico e gratuita em frente ao prédio da FIESP na Av. Paulista

Desde 2016, o mês de abril é dedicado à conscientização sobre a cegueira, suas causas e possibilidade de prevenção. A cor marrom escolhida para representar o mês não foi casual! O motivo é que o ‘castanho’ é a cor predominante das íris dos brasileiros. Uma das entidades que tem atuação relevante na reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão, a Fundação Dorina Nowill, realiza ao longo do mês, diversas ações com objetivo de impactar a sociedade, promovendo a conscientização da importância da saúde ocular e da prevenção à cegueira.

Algumas das causas da cegueira podem ser prevenidas ou tratadas, se detectadas rapidamente, de forma a reverter ou miniminzar as consequencias. O Abril Marrom chama a atenção para cuidados básicos e preventivos para a visão. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos poderiam ser evitados. No mundo, mais de 250 milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo 36 milhões delas pessoas cegas.

Neste domingo, dia 14, acontece uma mobilização grande promovida pela Fundação Dorina em parceria com a ComSaude da FIESP. Haverá um espaço para a campanha do Abril Marrom na calçada em frente ao prédio da FIESP, na Paulista. A atividade será no período da manhã, das 9h às 12h, com ações de promoção da saúde ocular, divulgação de informações, dicas e conceitos corretos sobre a deficiência visual, além de orientações essenciais relacionadas à inclusão, acessibilidade, mobilidade, autonomia e independência das pessoas cegas e com baixa visão: 

  • Circuito com a vivência para entender os aspectos e desafios relacionados à acessibilidade e mobilidade.
  • Contação de histórias em rodas de leitura de livros acessíveis em tinta-braille.
  • Oficina para crianças com atividades inclusivas: como uso da máquina braille, jogos acessíveis e pintura.
  • Testes gratuitos de glicemia, como um alerta sobre a diabetes, que é uma das principais causas de cegueira – Parceria com a BMO (Brasil Medicina Ocupacional – AFIP).
  • Sessões de massoterapia, aplicadas por profissionais cegos que foram capacitados pelo trabalho da Fundação Dorina.
  • Sessões de auriculoterapia e informações sobre acupuntura oftalmológica e prevenção – Parceria com a Biomedichina/Ebramec.

Saindo de Moema, o mais indicado é chegar ao local usando o metrô. A estação Trianon-Masp tem uma saída bem em frente à FIESP. Para isso, basta pegar a linha Lilás até a estação final (Chácara Klabin) e fazer a conexão com a linha verde que vai para a Paulista. Quem preferir ir de carro deve lembrar que a Paulista, aos domingos, é dos pedestres, ciclistas e patinadores! O endereço da Fiesp é Avenida Paulista, 1.313, mas é preciso deixar o carro em uma das ruas próximas, nos Jardins.

Para conhecer melhor a Fundação Dorina, acesse o site fundacaodorina.org.br e leia também como foi o lançamento do ‘braço esportivo’ da fundação, em Fundação Dorina oficializa apoio ao paradesporto.