Calma, não é nada de má fé!! Famosos postaram em suas redes publicidade de sabonetes para curar agonia, solidão e tristeza que não existem, para chamar a atenção sobre um problema muito sério.
O lançamento de uma linha de produtos falsos foi a forma que o CVV (Centro de Valorização da Vida) encontrou para chamar a atenção sobre o 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Os sabonetes que são apresentados em embalagens lindas e reais por várias celebridades, teriam aroma de lichia para combater a agonia; toque de mamão para curar a solidão ou notas de framboesa para acabar com a tristeza. Eles, claro, não existem e servem como chamariz para a mensagem importante e séria.
O lançamento é fictício e busca chamar atenção para um problema sério cuja solução não é simples: os crescentes casos de depressão e suicídio no Brasil e no mundo. A campanha, desenvolvida por uma equipe de profissionais de comunicação 100% voluntária tem adesão também voluntária de diversos influenciadores como Bruna Gomes, Facundo Guerra, Thaila Ayala, Kika Sato e Mariana Goldfarb. Alguns deles já sentiram na pele o problema da depressão e dão seu testemunho.
“Eu já passei por algumas crises fortes de depressão. O que me ajudou muito, além de terapia, foi pensar nas pessoas que amo. Comecei a me levantar pela minha família. Sabia que se eu não estivesse aqui, iria fazer muita falta aos meus pais e minha irmã”, comenta a influenciadora e atriz Bruna Gomes, que participa este ano pela primeira vez da campanha voluntária do CVV.
A campanha “#AntiPubli” começa mostrando o produto e ganhando a atenção – ou por ser ‘uma farsa’ ou por gerar curiosidade. Os sabonetes prometem o que seria uma solução instantânea para problemas sérios. Na sequencia, a celebridade dá o alerta do CVV: são produtos falsos e não existe solução mágica para problemas de saúde mental. A mensagem fortalece a importância de acompanhamento profissional, da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio.
É importante ter muito cuidado com aquilo que a vida digital vende como real: seja um produto com promessas falsas ou um estilo de vida perfeito – ambos são inexistentes e, portanto, inalcançáveis. É importante também ter muito cuidado com o que a vida real exige e não deixar de ter contato com as pessoas, conversar e se interessar genuinamente.
No mundo, uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. Em 2020, o CVV recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional. Quando comparado a 2019, o número é 5% maior em 2020.
Campanha #AntiPubli CVV– Ficha técnica Profissionais voluntários Concepção & Produção: Eduardo Cabral, João Victor Lovise e Giovanni Pavan PR: Caroline Cabral e Silvia Rossetto Apoio: Talita Mendonça, Bruno Simões, Camila Camargo e Larissa Catão
Para saber mais sobre o CVV cvv.org.br
Para lembrar como foram as campanhas criadas por este mesmo grupo de voluntários anteriormente: 2019, o Sumiço dos Famosos; 2020, o desafio dos 40 segundos; 2021, vazamento de conteúdo sensível.
poderia me mandar um sabomnte de solidao
Este produto não existe… leia a matéria e ligue para o CVV!